foto redonda.png

Danielle oferece palestras em Universidades e Centros Culturais na área de conservação e restauro, preservação de acervos, linguagens visuais, e elementos da composição artística.

 

Embora exista uma séria preocupação dentro da comunidade de restauro a respeito da profissão de restaurador e de artista plástico, pois suas práticas são por vezes antagônicas, a restauradora e artista explica com rigor e clareza os métodos e particularidades de cada profissional, bem como sua liberdade de atuação frente às obras de arte. Suas palestras são ilustradas por imagens que apresentam os procedimentos da área, oportunizam a leitura de imagens e verificam o passo a passo das intervenções realizadas em atelier, além de mostrar o detalhamento das obras antes e depois das intervenções praticadas pelo restaurador.

 

As palestras devem ser agendadas com antecedência, momento em que se verifica o local do evento, o público esperado, e a delimitação do tema que será abordado em profundidade. As palestras de artes plásticas e restauração, além de atingir um grande público, cumprem um importante papel social ao divulgar e disseminar o conhecimento em uma área por vezes pouco compreendida, isso se deve ao fato de que a área de conservação e restauro, em suas raízes históricas, esteve muito fechada dentro dos museus, de modo que suas técnicas, práticas e associações de classe somente ganharam campo na década de 1980 no Brasil.

 

Trata-se então de uma área ainda pouco conhecida fora do contexto das artes, e que por vezes é confundida com diversos outros profissionais, como o artista plástico por exemplo, que possui uma íntima relação com o restaurador, mas que não detém o conhecimento técnico somente a partir de sua experiência com a criação de arte, dessa forma, expor a importância e relevância de ambos torna-se uma excelente alternativa para disseminar conhecimento e reparar equívocos na área.

 

ÁREA_COMUNICAÇÃO_Estudo da cor-01 (1).jpg