foto redonda.png

RESTAURO DE PINTURAS DE CAVALETE

O restauro de quadros engloba uma diversidade de técnicas e procedimentos a serem executados tanto nas camadas pictóricas quanto nas capas de verniz. Os suportes dos quadros podem ser confeccionados em madeira, e mais comumente em telas, produzidas com tecidos de algodão, linho, cânhamo entre outros.

 

Essas telas são esticadas e presas em uma estrutura de madeira chamada chassi ou bastidor, e que por vezes necessita de reparos assim como a pintura. Porém, a restauração de quadros danificados não deve ser confundida com o ato de renovar quadros, isso porque a restauração visa restabelecera unidade potencial da obra, e não o deixar com cara de novo, pois assim corre-se o risco de cometer um falso histórico, e comprometer a autenticidade e originalidade do quadro.

 

Antes tela 002.jpg
Depois tela 002.jpg

Existe uma série de mitos a respeito da restauração de quadro antigos, além de receitas caseiras que não estão embasadas em estudos seguros, e podem comprometer o estado de conservação da peça a curto e longo prazo. Muitas pessoas, antes de procurar um profissional de restauro, por vezes acabam criando uma solução para quadros antigos, deteriorando mais ainda o seu estado de conservação, além criar outros danos irreversíveis.

 

A primeira e melhor solução para quadros antigos é a correta exposição, que deve ser livre da incidência direta de luz solar em um ambiente com umidade controlada, além da higienização que deve ser realizada com base nos materiais constitutivos da obra. Um restaurador de quadros qualificado deve dominar as técnicas relacionadas com todas as camadas da obra, desde a imprimação até a veladura, mas deve ser também um exímio restaurador de madeira, pois esse material, na grande maioria dos casos, está diretamente atrelado à pintura.